sábado, 28 de julho de 2007

Vale a pena ver o filme dos Transformers?




Você está na faixa dos 30 anos e assistia o desenho animado dos Transformers nos anos 80? Se amarrava naquela imbecilidade de ver robôs gigantes se quebrando na porrada? Está louco para ver o filme mas está com medo de ser uma merda completa? Está achando as críticas que você lê por aí muito baba-ovo ou destrutivas demais? Então, fique tranquilo: o Buldozer vai tirar as suas dúvidas!

Bem, comecemos com a pergunta fundamental: o filme presta? Sim, é bem divertido. Mas está longe de ser esse filme ultra-super-hiper maravilhoso que estão dizendo por aí. Também está longe de ser a pior merda do mundo que está passando nos cinemas, como estão afirmando alguns críticos mais ranzinzas. Eu diria que nem 8, nem 80. Mas antes de botar os pés no cinema é bom que você já saiba de algumas coisinhas:

1) O único robô que lembra o visual original do desenho é o Líder Optimus (chamado no filme por "Optimus Prime", seu nome original). O resto está com um visual tão moderninho que eu não consegui ligar os nomes aos personagens do desenho.

2) O Bumblebee não se transforma em um Fusca amarelo (NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO!!!!). No filme ele se transforma em um Camaro. Ao contrário do que eu esperava, o Clube do Fusca brasileiro não resolveu fazer um boicote ao filme e nem organizar uma quebradeira nos cinemas. Uma pena!


Bumblebobo


3) Existem milhares de explosões e cenas de destruição, mas dificilmente você vê alguém morrendo. Também não vemos sangue na tela. Lembre-se: esse filme é baseado em um desenho animado dos anos 80 feito para CRIANÇAS. Você queria um filme que jorrasse sangue e mostrasse cabeças explodinho?

4) O filme é lotado de piadinhas e gracinhas idiotas. Rir delas (ou suportá-las) vai depender muito do seu senso de humor no dia. Só para preparar o seu espírito: em uma das cenas o Bumblebee mija óleo. E temos outros momentos mais "engraçadinhos"...


Sabendo dessas informações básicas, vamos a outra importante: o filme lembra muito aquelas comédias adolescentes dos anos 80, só que com o acréscimo de robôs gigantes no meio. Para vocês captarem a idéia, o foco do filme é um nerd que quer impressionar a gostosona da escola comprando um carro (clichê básico das comédias adolescentes, mas vá lá...) Por uma incrível coincidência, o carro que ele resolve comprar é o Autobot Bumblebee. Por outra coincidência MAIS incrível ainda, o nerd em questão tem um óculos de seu tataravô onde tem inscrito nas lentes a localização do Allspark, um cubo gigantesco que veio do planeta do Transformers que é capaz de dar vida a qualquer tipo de máquina. Esse cubo é o motivo do quebra-pau entre os Transformers na Terra.

Sinceramente? Essa história de Allspark ficou foda de engolir. A cena em em que um celular recebe a energia do cubo e vira um robôzinho raivoso é constrangedora. Tem também a cena em que uma máquina de refrigerantes fica "viva" por causa do cubo...tsc, é bobo demais. Mas isso não chega a estragar o filme, acredite! Os robozões estão super bem feitos e nem parecem que foram criados por computação gráfica. As cenas de ação também valem cada centavo do ingresso, principalmente a cena de ação final onde eles destroem a cidade inteira. E se você duvidava que algum robô morria, pode acreditar que alguns morrem, sim!

E, mesmo que você ache tudo isso muito sem graça, a gatíssima Megan Fox ainda vale uma bronha no cinema.


Megan Fox (uh, garoto!)


Não seja muito exigente e divirta-se.


PS.1: Eu já vi uma prostituta Transformers! Eu já vi!!! Clique aqui.

PS.2: Até hoje eu nunca entendi como é que um robô "morre" (não é só consertar que está novo?), mas tudo bem...

PS.3: Para matar a saudade, está aí o primeiro episódio do desenho dos Transformers dos anos 80 (em inglês!). Esse negócio era tosco, mas eu me amarrava: