domingo, 23 de fevereiro de 2003

Segue abaixo uma boa crítica do filme senhor dos anéis 2.
Como o Leo, eu também não vou me dar ao trabalho de escrever uma coisa inha e só vou colar aqui...
Falou gente.

a crítica está no site www.zetafilmes.com.br...

______________


O SENHOR DOS ANÉIS - AS DUAS TORRES de Peter Jackson - 16/01/03
Três horas de filme bacana, mas que não dá muita continuidade à trilogia. A propósito, onde está a segunda torre?
Bernardo Krivochein (Rio)

O mundo inteiro já foi assistir à joca desse filme, mas fica feio se não houver uma "crítica" a respeito no arquivo do site. Fica parecendo que ele é administrado por um bando de papa-moscas ou, pior, um bando de revoltados.

Estou falando por mim.

Durante o filme rola um papo sobre duas torres que irão se unir e trazer à tona um povo do mal. Mais ou menos, como quando sua familia do interior vem passar o Natal e o Reveillon na sua casa todo ano. Corrija-me se estiver errado, mas durante o filme eu só vi uma torre. Em compensação, vi o pessoal do cafezinho correndo para fora do enquadramento quando durante a batalha final no Fundo do Capacete, a câmera soooobe pra bem alto.

Continuando de onde "A sociedade do anel" parou, "As duas torres" dá menos continuidade à historia do que eu, espectador leigo, esperava. O filme inteiro, basicamente, revolve-se em torno da grande - e espetacular batalha ao final do filme - que, sinceramente, achei que pouco acrescentava ao todo. "As duas torres" está para a trilogia do "Senhor dos anéis" o que "A caravana da coragem" está para a trilogia "Star Wars". É um anexo. Eu prefiro "Caravana…" do que qualquer filme da trilogia. Pronto, falei. "Caravana…" tem os Ewoks, aqueles ursinhos com cara de pequinês, que são muito fofinhos. Mark Hammil não configurava no meu conceito de "fofo" quando eu tinha 5 anos.

E eu ainda nao sei o que a cara flutuante de Liv Tyler esta fazendo no cartaz. A mulher está em cena três minutos. Será que, sem o rosto dela, o cartaz ficava muito vazio? É uma possibilidade.

Elijah Wood e o "goonie", agora gordo e feio, não são o foco do filme, que agora se concentra em Aragorn, aquele elfo loiro meio Xuxa e Gimli, perseguindo aqueles monstrengos lá, que sequestraram os dois hobbits pentelhos (deviam deixá-los para serem estuprados e esquartejados, assim aliviando o excesso de bagagem) e se preparando para descer o sarrafo num exército inteiro. Uma coisa "Rambo". Vezes três, mas Rambo mesmo assim. Enquanto isso, os Hobbits do anel flamejante juntam-se a um bichinho com cara de criança esfomeada da Somália, que insistentemente tenta afanar a bijuteria. Até ficar amiguinho da galera. Uma coisa "Benji". Smeagol parece o cramuiãozinho do Renascer, em escala gigante (momento falando serio: Smeagol e impressionante, de longe, o melhor personagem em CGI já feito). É a melhor coisa do filme, se você não for mulher ou gay, porque obviamente, se for o seu caso, voce foi para ver Aragorn.

Aragorn, Filho de Arathorn, o "Mais Melhor", o "Gostosão Desse Pedaço da Terra Média". É um sujeito mais carcará da história do cinema, pega, mata e come. Até o cavalo quer tirar uma casquinha desse pedaço de mau caminho. Nem o elfo resiste! Quando esse exclama "you look terrible", depois de ficar desconsolado ao achar que finalmente o sujeto tinha se escafedido… "Você esta terrível"? Acho que não, hein, santa! Vai me dizer que tu não fazia? Não basta o cara ser filho de Rei (ou seja, rico a dar com o pau), é tesudão, luta, é poliglota. Achava que aquele cabelo ensebado dele podia ser o seu defeito, pois o bicho devia feder mais que cachorro vira-lata molhado, mas aquele look "preciso largar o crack" (vide o cachimbo onipresente) era justamente o que deixava o público afliceta… afliceta!

Ele tem bafo! E isso!(embora aquela Terra Média não pareça configurar no quadro de distribuição da Kolynos, ou seja, todo mundo tem bafo). Que inferno!

Quando os hobbits pentelhos se unem à uma árvore igualmente pentelha que os leva à uma convenção de outras árvores pentelhas, é uma verdadeira pentelhação. A "blue screen" nesse momento é uma das piores desde o episódio das pedras flutuantes de "Chapolin Colorado". Gandalf é um fã assíduo dos sapatos Keds. A "elfa" chefa do exército me matou de rir. Você? Cruel combatente? Sei… Não da mesma maneira que Gimli, que era realmente engraçado.

"As duas torres" é isso: 3 horas de filme bacana onde todos os atores parecem terem sidos rejeitados ao papel de Andreas Kisser na cinebiografia do Sepultura, logo antes de começarem a filmar. Tem tanto cabelo grande e barba por fazer que a vibração é de se estar assistindo a reunião da platéia de um show do Obituary. Os hobbits, no meio daquele povo, parecem gayzinhos que erraram o show do Rouge. Não é preconceito meu, eu quero vê-los se pegando, em vez dessa onda Mulder-e-Scully dos dois. Se eles demorarem muito, não duvido nada que o Aragorn, o mais melhor de bom, dê uma tracada num anãozinho aí (ele pode ter tara por anão, é uma possibilidade - lembre a maneira como ele se aproxima dos baixinhos no bar em "A sociedade…") e ponha tudo a perder.