sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Respondendo o John Player...


Portador da Síndrome de "Dawn"

John Player, um de nossos felizardos leitores, fez um comentário no post do Dogma 69 sugerindo uma correção no texto. Ele aproveitou também para dar uma pequena amostra de sua invejável bagagem cultural. Segue o comentário:

Sindrome de Down é doença nas partes baixas? hauhauha
é sindrome de dawn... alguém ia ter q te corrigir ou vc iria continuar falando errado por ai, entao antes de me chamar de prof. pascoal ou alguma piadinha "inedita" do tipo me agradeça...Gostei dos filmes huahauha

Digníssimo mestre e lorde supremo da sabedoria universal, sinto informar, mas a forma correta é Síndrome de DOWN mesmo, com "o". O nome dessa doença é uma homenagem ao médico britânico John Langdon Down, que foi o primeiro médico a descrever a doença. Portanto, o nome "down" não tem nada a ver com "para baixo" em inglês. Só mesmo um mongol faria uma associação dessas. Aliás, se formos seguir essa lógica brilhante, o nome da doença deveria ser Síndrome de UP, pois quem sofre dessa síndrome tem um cromossomo a mais, e não a menos (entendeu? "UP" de "a mais" ou "pra cima". Captou?).

De qualquer modo, valeu pela aula, Professor Pascoal!

Reinaldo Bruto