terça-feira, 28 de novembro de 2006

O poço não tem fundo - SALVE O GRANDE IRMÃO!



Tava lendo as últimas notícias e vi uma de arrepiar:

Chips instalados em carros podem reduzir número de roubos

"Ana Clara Jabur
"Do CorreioWeb

"27/11/2006
"16h38-Um novo sistema de identificação promete dificultar o roubo e furto de veículos. Um chip, instalado no pára-brisa dos carros vai possibilitar o rastreamento rápido de veículos roubados e poderá até evitar seqüestros. Além disso, deve também agilizar a fiscalização em blitze. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já aprovou a resolução que deve colocar o sistema em funcionamento em todo o país. Os usuários não terão qualquer custo com a instalação dos chips, que será obrigatória.

"Para o Distrito Federal, a medida será essencial no que diz respeito ao planejamento de tráfego, controle de estacionamentos e fiscalização. O diretor do Departamento de Trânsito do DF confirma a importância da placa eletrônica. “É uma forma importante de monitorar os trânsito e saber onde está o maior movimento”, explica Bonfim. O registro de placas mais ágil também melhora as condições de fiscalização, no caso de inadimplência. “Esperamos ter mais um instrumento para fiscalização, gerenciamento e planejamento”, finaliza Bonfim."


Fonte: CorreioWeb (link para a notícia completa)

Os grifos são meus, só para mostrar o que o Estado realmente quer implantar com esses chips. Melhor nossa segurança? Duvido! Melhorar o trânsito? Pra quê, se nem a Lei das Ciclovias eles cumprem? Monitorar todo mundo e meter multas em tempo real? Encher os bolsos com nosso dinheirinho suado? É LÓGICO QUE SIM!!! Agora eu passo a acreditar que o novo governador aqui do DF vai cumprir a promessa de campanha de retirar os controladores de velocidade das ruas. É que se trata de uma tecnologia obsoleta, e vem coisa bem pior por aí!

Mas a história não acaba por aí. Não bastasse os motoristas e motociclistas, o Estado agora também quer arrancar grana de quem anda de bicicleta: vem aí a carteira de habilitação para ciclistas:



"Habilitação

"Um dos pontos mais polêmicos é sobre a criação de uma ‘carteira de ciclista’. Para a Polícia Militar e o Detran, a habilitação seria uma forma de garantir educação e orientação ao ciclista sobre como ele deve transitar nas ruas. O levantamento do Instituto de Criminalística aponta que as principais vítimas dos acidentes envolvendo bicicletas são pessoas de origem simples e que não têm conhecimento das leis de trânsito."
(...)
"Além da educação, a habilitação permitiria aplicar o Código de Trânsito Brasileiro também aos ciclistas. “Hoje, está normatizado, mas não regulamentado. Não podemos aplicar multas previstas aos ciclistas porque eles não possuem um documento do veículo, ou uma habilitação. Isso também precisa ser revisto”, reitera o major Barbosa."


Fonte: CorreioWeb (link para a notícia completa)

Aprender a andar de bicicleta com o papai no parquinho? Esquece! Agora vai ter que pagar inscrição no Detran, fazer psicotécnico e morrer numa grana para um novíssimo negócio: a bici-escola! Tô até imaginando as cenas:

Em casa:

- Papai, papai, me dá uma bicicleta?
- Não filhote, você ainda não tem idade. Só depois dos 16 anos!

Na galera:

- Mermão foi muito irado! Peguei a bike do meu pai escondido e dei uma volta no parque da cidade, mó adrenalina, uhu!
- Boto fé cara, as minas piram nesse lance de bike, mó ousadia, mó rebeldia, do caralho!

Acho que vou mudar pra Amsterdam. Lá pode fumar maconha, trepar por grana e, principalmente, andar de bicicleta.