terça-feira, 8 de agosto de 2006

BULDOZER ENTREVISTA ALLAN SIEBER
Prólogo

Como avisei antes, estivemos presentes no evento da FNAC de Brasília dedicado às animações de Allan Sieber. Lauro Montana e Lima fizeram a ponte para que pudéssemos oferecer ao nosso nada seleto público uma entrevista com o camarada, que rolou no café em frente à FNAC, no ParkShopping. Ali, Allan mostrou que não precisa de cerveja para ser o pedra-mor. Os entrevistadores foram Leo Corba, Reinaldo Bruto, Lauro Montana e Lima. Fotos de Wendel.

Como não somos retardados (acho), não gastamos o tempo do sujeito com perguntas imbecis como “onde você nasceu”, “como você aprendeu a desenhar”, “qual o seu signo” e merdas do tipo. Por outro lado, sabemos que boa parte do nosso público não faz a menor idéia de quem seja o cara. Assim, resolvi fazer um resuminho “for dummies” da vida e obra do Allan Sieber

BIOGRAFIA - retirada do site oficial, onde vocês podem curtir muitos cartuns toscos

Allan Sieber ( Porto Alegre , 1972) é autor de quadrinhos, cartunista e animador. De 1996 a 1997 publicou a tira Bifaland no Caderno Zap, do jornal O Estado de S. Paulo. Editou e desenhou de 1993 a 1997 a revista em quadrinhos Glória, Glória, Aleluia, premiada em 1996 e 1998 com o Troféu HQ-Mix, o "Oscar" dos quadrinhos brasileiros. Em 1998 recebeu também o Troféu HQ-Mix de Desenhista Revelação.Em julho de 1999 dirigiu e animou seu primeiro curta-metragem em 35 mm, "Deus É Pai", premiado em importantes festivais como o de Gramado e o Animamundi. Em junho de 2000, finalizou seu segundo curta-metragem em animação, "Os Idiotas Mesmo" e, em 2001, dirige seu terceiro curta em animação , " Onde Andará Petrucio Felker?, ambos sendo premiados e muito elogiados pela crítica. Em 2003 lançou seu primeiro curta-metragem em imagem real, "Jonas", premiado no Festival de Gramado e no Curta Santos.Em 2000, juntamente com Otto Guerra, Denise Garcia e Lica Stein fundou a produtora de desenhos animados Toscographics e cria a abertura e vinhetas para o programa Muvuca e animações para a série A Invenção do Brasil, ambos da Rede Globo.Em 2001 começa a publicar a série em quadrinhos "Vida de Estagiário" no caderno Folhateen. Em 2002, dirige as animações do filme "O Homem que Copiava" de Jorge Furtado.Allan Sieber já publicou seus trabalhos nas revistas Trip, Bundas, SET, Cybercomix, General, Superinteressante,General Visão, Velotrol, Lápiz Japonês (Argentina), Suelte-me! (Argentina), Comix 2000 (França), Complot (México),Vacuum (Finlandia), Cybercomix, Olho Mágico (Brasil/Argentina), Zona de Obras (Mexico) e nos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Pasquim 21.Atualmente é colaborador fixo da revista Sexy e da Folha de S. Paulo.

UM POUCO MAIS SOBRE O SUJEITO:

1)MTV
Allan Sieber era um adventista fanático quando criança, o que, segundo ele mesmo, fodeu sua adolescência. Atualmente, não perde uma única oportunidade de zoar religiões e religiosos. Seu curta-metragem mais famoso, “Deus é Pai”, retrata Deus e Jesus como pai e filho em crise fazendo terapia familiar. Convidado pela MTV para fazer alguns curtas aproveitando a idéia, Sieber desenvolve mais dois epidódios: em “Zoando o Barraco”, Jesus aproveita que seu pai viajou para fazer uma festança no apê, regada a muito sexo, drogas e rock’n’roll; em “Regulando a Mesada”, Deus corta a mesada de Jesus, que tem que “se virar” para descolar uma grana. Os episódios provocaram forte reação da Igreja, o que fez a MTV retirá-los do ar sob o pretexto de não terem tido receptividade do público, mentira que enfureceu Sieber. Veja aqui alguns curtas da Toscographics.

2)FAMÍLIA
O pai de Allan Sieber era desenhista publicitário, e sempre detestou os garranchos que caracterizam o estilo tosco do filho.

3)REVISTA F.
Editada por Sieber com Arnaldo Branco e Leonardo, tem por proposta publicar o impublicável. Além de quadrinhos, apresenta fotonovelas toscas tendo os próprios autores como personagens, e entrevistas com camaradas polêmicos, como Fausto Wolff, Diogo Mainardi e Mr.Catra. É meio foda de achar em banca de jornal, mas vale a pena. Veja o site oficial.

4)FIXAÇÕES:
- Tatuagens
- Dobradinha em lata
- Anões besuntados
- Personagens cuti-cuti em situações pornográficas, como ursinhos de pelúcia levando dupla penetração anal
- Ódio de pseudointelectuais

5)MANIFESTO DOGMA 1,99
“Regras” estabelecidas por Allan Sieber para a produção de animações de baixo orçamento, algumas sérias, como trabalhar com equipe reduzida, e outras zoando, como a proibição de ter gente com curso superior na equipe. Veja aqui

6)PRETO NO BRANCO
Série de tiras publicadas na internet onde Allan Sieber dispara sua metralhadora giratória contra tudo e todos. Já viraram livro e em muito contribuíram para a atual fama de Sieber. Algumas das mais recentes podem ser conferidas no site da Tonto, e as outras na Folha de São Paulo.

É isso aí. Cliquem nos links (as palavras em azul, imbecil) e tenham uma amostra. A entrevista que fizemos ficou gigantesca, e vamos publicar à medida em que tivermos saco para degravar, até para os posts não ficarem grandes demais e desanimarem os semi-analfabetos que frequentam o Buldozer.


Allan Sieber e Lauro Montana