sexta-feira, 1 de julho de 2005

MARCHA DOS COM-TERRA


Não sei se todas as criaturas cultas e bem informadas que acessam este blog souberam, mas houve uma manifestação essa semana na Esplanada dos Ministérios de produtores agrícolas denominada "Tratoraço". Trocando em miudos, os produtores agrícolas reclamavam do estado de penúria em que a agricultura brasileira ficou por conta da omissão do governo no sentido de desenvolver políticas de apoio à produção. PENÚRIA!?!?
Penúria foi a última coisa que eu soube que houve por lá. O acampamento do movimento que ficou ali perto daquele descampado atrás do Teatro Nacional e do lado do prédio do INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário foi o point da semana. Os caras tiveram a manha de esgotar os estoques de picanha maturada do Pão de Açucar do Conjunto Nacional e deixar boas gorjetas para as moças que passaram as noites na boléia dos caminhões.
Sem falar a turma do setor hoteleiro que teve uma lotação incomum para a época do ano. Boa parte dos manifestantes preferiram deixar os empregados no acampamento e irem dormir o sono dos justos em leitos macios de hotéis da Capital Federal, mas no outro dia estavam por lá chorando a miséria do campo. Chorando miséria e deixando a bosta de uns parafusos que mais parecem pregos por toda parte onde os tratores passavam. Ganhei uma merda dessas no pneu do meu Fusca ontem de manhã e segundo o borracheiro não fui o único. O borracheiro está curiosamente feliz com a manifestação. Cada trator devia estar soltando uns 3 desses parafusos por dia, provavelmente devem ter sido muitos pneus remendados nessa semana.
É por isso que eu gosto do movimento dos com-terra, pois, embora fechem o eixo monumental em plena hora do rush, gastam pra caralho na cidade movimentando o setor de serviços (hotéis, restaurantes, supermercados, putas e borracheiros).