quinta-feira, 23 de junho de 2005

NOTÍCIA PUNK

Chinês é julgado por colocar música punk na web

Quinta-feira, 16 junho de 2005 - 15:29
IDG Now
!

O chinês Zhang Lin, condenado à prisão perpétua por ter publicado artigos e letras de músicas punk na internet, vai a julgamento na próxima terça-feira (21/06).
A organização Repórteres Sem Fronteiras publicou um comunicado em seu site condenando a situação em que o rapaz se encontra.
"Como é possível considerar a publicação de artigos na internet, em particular letras de uma música punk, uma ameaça à segurança nacional? Isso é absurdo!", considerou a organização.
De acordo com a organização de direitos humanos na China, o rapaz já havia sido condenado à prisão perpétua. Os promotores o acusam de publicar artigos que se "opunham aos princípios da Constituição, e que danificavam a unidade nacional, além da integridade territorial". Ele também é acusado de causar instabilidades sociais.
Zhang foi detido em 29 de janeiro no oeste de Xangai, quando voltava de uma viagem a Pequim. Na ocasião, ele retornava do funeral de um antigo líder do partido comunista.
A organização informou também que o rapaz está detido no Centro Prisional de Bengbu e que são preocupantes suas condições de saúde na prisão. Ele já fez duas greves em fome em protesto à pressão que está sofrendo. O julgamento deverá ser a portas fechadas, já que a Justiça local proibiu uma audiência pública.
A China vem sendo palco de amplas discussões recentemente envolvendo leis rígidas sobre internet.
Semana passada, a Microsoft divulgou a proibição de certas palavras - tais como "democracia" e "direitos humanos" - dos blogs hospedados no site MSN Spaces. Segundo a companhia, as restrições seguem determinações do governo.
Além disso, as autoridades locais estipularam um prazo até o fim deste mês para que os sites do país informem os dados pessoais de seus responsáveis. As páginas que não realizarem o procedimento serão bloqueadas.
Só quero ver se um china colocar na web algum funk das cachorras, um breganejo dor-de-corno style, ou ainda um hip-hop made in Chaparral. Execução sumária nele!