quarta-feira, 29 de dezembro de 2004

Os novos personagens da Turma da Mônica



Dorinha (a cega) e Luca (o cadeirante)


Eu detesto esses tempos politicamente corretos...até o Maurício de Souza embarcou nessa. Desde novembro a Turma da Mônica tem contado com novos integrantes, que são um reflexo destes tempos açucarados: a cega Dorinha, o cadeirante Luca e o internauta (nerd) Bloguinho.

O internauta Bloguinho (reparem na cara de imbecil)


Até acho louvável inserir personagens deficientes físicos nas histórias infantis. Assim as crianças aprendem que essas pessoas podem levar vidas normais e serem felizes como qualquer um. Mas será que precisavam criar personagens com perfis tão xaropes? Sintam os perfis de Luca e Bloguinho, retirados do site UOL (clique aqui):

Luca, o cadeirante - Luca é fã do cantor Herbert Vianna e dos Paralamas do Sucesso. Por isso, ele ganha da turminha os apelidos de "Paralaminha" e "Da Roda". (...) Ele gosta de jogar basquete e mostra para as outras crianças que dá para ser feliz e ativo (hmmmm...) mesmo tendo uma deficiência física. Além disso, Luca é um gatinho. De vez em quando, o novo amiguinho vai ser paquerado pelas meninas da turma. A própria Mônica se apaixona por ele logo de cara! No começo, ela e Magali enfrentam várias situações embaraçosas para conseguir se aproximar do novo morador do bairro.

Bloguinho, o internauta - o novo amigo da turma é um garoto aficionado por Internet, que trará o “internetês”, língua utilizada no mundo virtual (salas de bate-papo, ICQ, Messenger, E-mail, entre outros), para dentro das histórias em quadrinhos. O Bloguinho é irmão caçula do TV Luisão, personagem que não desgruda por nada da telinha.

Esse Luca é demais: além de ser fã do Herbert Vianna (pseudo-intelectual do mais alto nível), o moleque é sex-symbol, esportista e o escambal. Só faltou mesmo ser PHD em Física Nuclear e ator pornô mirim nas horas vagas.

Quanto ao Bloguinho a situação é mais delicada. O que o Maurício de Souza pretende mostrar com um demente que fala "internetês"? Seria uma tentativa (em vão) de mostrar que os internautas são tipos inofensivos? Ou seria uma tentativa de mostrar para as criancinhas que os nerds são gente também? É, com um perfil desses fica difícil...

Aproveitando a carona do politicamente correto, criei mais alguns personagens para a Turma da Mônica:

1) Marcelinho, o menino gay - este baiano, criado pela avó, tem um grande sonho na vida: se tornar um respeitado ator de teatro quando crescer. Ele adora encenar Romeu e Julieta na escolinha (no papel de Julieta), vive brincando de casinha com a Mônica e ama brincar de "salada mista" com os meninos. Já foi pego roubando beijo do Cebolinha e chupando o pau do Cascão atrás da escola, mas ambos negam a história. Marcelinho é também sempre visto sentado no colo de Luca, o cadeirante. "Sento no colo dele para pegar carona para a sala de aula, viu, meu rei?", comentou Marcelinho uma vez.

2) Robson, o metrossexual - é o menino mais vaidoso da turma. Faz luzes no cabelo, bronzeamento artificial, só toma banho com sabonete da Natura e adora passar cremes esfoliantes no rosto uma vez por semana. Gasta uma pequena fortuna com roupas de grife e vive esculhambando as roupas cafonas dos meninos e meninas da turma. O único que fala com ele é Luca, o cadeirante. "Ele é bonito, cheiroso e se veste muito bem. Ele tem estilo, como eu", disse Luca uma vez. Robson vive armando confusões para se tornar vendedor mirim da Aramis e da Diesel. Vive esnobando a Magali, que é apaixonada por ele.

3) Tio Ted, o pedófilo - é o "tio" preferido da garotada. Vive cercado de amiguinhos e adora reunir a turminha em sua casa para comer pão de queijo e contar historinhas. Adora nadar nu em sua piscina aquecida e de assistir Gladiador com os meninos. Cebolinha é um dos seus visitantes mais assíduos. "Tio Ted é o amigo da galela. Depois que eu chupei o pilulito dele, ele me deu um Supel Nintendo!", declarou Cebolinha uma vez. Tio Ted foi visto chupando o pau do Cascão atrás da igreja, mas ambos negam a história. Luca, o cadeirante, é visto sempre chorando ao sair da casa de Ted. " A história da cobra dói, dói, dóiiii!!! Buuáaa...", choramingou o cadeirante uma vez.

Reinaldo, o Bruto