quarta-feira, 11 de agosto de 2004

AS FIGURAS ESQUISITAS DE BRASÍLIA - o coroa do Tapioquinha





Ontem eu estava com a Cida andando pelo shopping Conjunto Nacional, quando resolvemos parar no quiosque Tapioquinha para fazermos um lanche. Depois de um tempinho batendo papo, vejo se aproximar do quiosque um coroa super magro, aparentando uns 60 anos. Ao chegar no balcão, o coroa pediu um cafezinho e logo começou a tomá-lo de uma maneira um tanto estranha. Nesse instante a Cida me cutucou e pediu discretamente para eu observar o cara. Rapidamente me virei e fiquei observando o velhote. O coroa é realmente uma peça rara: é parcialmente calvo, tem um rosto super magro e seco, usa calça jeans na altura do peito (a famosa "saint-tropeito"), usa um casaco de lã surrado em volta do pescoço e ostenta um par de óculos escuros estilosos. O visual , contudo, é apenas um detalhe deste magnífico ser. O estranho mesmo é o jeitão do sujeito.

A cada gole de cafezinho, o velhote sempre coçava o nariz e a lateral do rosto com ambas as mãos, como se fosse um ritual. Ao adoçar o café (ele adoçou várias vezes!), o coroa seguia outro ritual: destampava o açucareiro, dava cinco voltinhas na tampa e só em seguida pegava algumas colheres de açúcar. Na sequência, mexia o café para a esquerda e para a direita, com o mesmo número de voltas em cada direção (dava para ver o cara contando). Para fechar, pegava a tampa do açucareiro, dava novamente cinco voltinhas com ela e finalmente tampava o açucareiro. Ao beber o café, todo o ritual se repetia... e, ah sim! Eu não poderia me esquecer. Se caisse um pouco de açucar no balcão, o velhote tinha mais um ritual: prensanva o açucar com o dedo indicador e jogava no chão, em seguida repetia o mesmo com o indicador da outra mão, para depois cheirar os dedos. De lascar...

Fiquei olhando aquela figura, e eu não sabia se ria ou se chegava perto para dizer "cara, você precisa de ajuda?". Sério, o coroa era uma versão ao vivo e a cores daquele personagem esquisito que o Jack Nicholson interpretou em um filme, que era cheio de manias estranhas. A Cida até chamou a atendente para rirmos juntos:

- Oi moça...me conta um pouco do seu amigo ali [Cida aponta para o coroa doidão].
- Meu amigo, é? É ruim, hein?! Puxa, esse cara é muito louco...tem dia que ele chega aqui e fica contando os pacotes de açucar dentro do balcão. Ele conta e reconta várias vezes.
- Ele leva algum pacote?
- Não. Ele só conta! O mais engraçado é que ele não fala nada. Fica na dele, só fala se você falar alguma coisa. Teve outro dia que ele pediu o troco em moeda de 1 real e ficou contando as moedas a tarde inteira. Doido demais...
- Eu acho que ele está a fim de você.
- [cara de assustada] Fala sério, Deus me livre!!!

Quem quiser ver o show desse esquizofrênico, é so se dirigir para:

Local: quiosque Tapioquinha (Conjunto Nacional, subsolo, em frente a Via Vennus)
Horário: por volta das 14 horas
Recomendação: mantenha uma distância segura


Reinaldo, o Bruto