segunda-feira, 23 de fevereiro de 2004

OS EPISÓDIOS MAIS IMBECIS DA HISTÓRIA

É uma nova sessão que estou inaugurando aqui no Buldozer, na qual a gente vai contar algumas das mais estúpidas, sacanas ou curiosas estórias da história humana. Vamos começar com a...

Quinta Cruzada, ou Cruzada das Crianças

Para quem por acaso não se lembra, eis o que foram as cruzadas:

"O período compreendido entre os séculos XI e XIII foi caracterizado por importantes mudanças, fruto da crise do sistema feudal, promovendo um processo de grande marginalização, impossível de ser absorvido pelas cidades então existentes ou que formavam-se.

"As cruzadas são vistas como uma “válvula de escape” para a crise provocada pela marginalização sócio econômica. Milhares de europeus marcharam em direção à “Terra Santa” obedecendo ao chamado da Igreja Católica, mas ao mesmo tempo, movidos pelo interesse na possibilidade de saque ou de conquista de terras."


Até aí normal, né? Gente usando deus como desculpa para fazer as merdas que bem entende não é novidade...mas o episódio da Quinta Cruzada eu achei bem interessante, quem me deu o toque sobre ele foi o Demetrius.

A Quinta Cruzada, conhecida como "A Cruzada das Crianças", foi o seguinte: alguém teve a brilhante idéia de que, como eram puras e inocentes, as crianças seriam ideais para agir como "soldados de deus" contra os "infiéis", e obteriam vitória em todas as batalhas. Assim, foi embarcado um grande "exército" de crianças num navio em Marselha, França, com o objetivo de cruzar o Mediterrâneo, combater os muçulmanos e fazer a "vontade de deus".

"Que imbecilidade, Leo! Com certeza, elas foram todas massacradas logo na primeira chance de batalha, não é?"

Não, caro leitor, não foram. Elas não tiveram a chance de participar de qualquer batalha. O navio que partiu de Marselha não conduziu as crianças a um campo de guerra, mas diretamente ao porto de Alexandria, onde foram todas vendidas por um bom dinheiro em um mercado de escravos.

Se alguém duvida, clique aqui.