quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Os furos de roteiro de Matrix (versão 2.0)




Finalmente a trilogia Matrix chegou ao fim. Milhares de nerds devem estar agora excitadíssimos se questionando a respeito das mensagens "filosóficas" mostradas nos 3 filmes, ou desvendando alguma mensagem oculta que ninguém tenha percebido (a não ser eles). Qualquer porcaria é motivo de calorosas discussões: querem descobrir o significado do nome Sati, o motivo pelo qual o Trainman tem dentes tortos, o por quê de Morpheus usar gravata amarela e a relação entre os óculos escuros usados por Neo e o logotipo do Pentium IV.

Mas antes que você pense que eu sou um cara que adora esculhambar Matrix pelo prazer de ser "do contra", um pequeno aviso: achei Matrix um bom filme. Revolucionário, em certos aspectos. Só acho que o filme não tinha a necessidade de ser uma trilogia. Dois filmes já estavam de bom tamanho. Não tínhamos tanta história assim para haver a necessidade de 3 filmes com 2 horas cada (achei Matrix Reloaded dispensável!). Além do mais, o filme não merece todo esse culto que se formou em torno dele, a respeito de suas divagações ditas filosóficas. É apenas um bom blockbuster, e ponto final. O resto é conversa fiada para nerd e masturbador compulsivo.

Mas vamos aos furos:

1) Por que as máquinas resolveram usar logo humanos como pilhas? Vejam bem, para que os humanos funcionem adequadamente como pilhas, as máquinas precisaram criar uma realidade virtual hiper-complexa e construir uma cidade subterrânea para abrigar os humanos “rebeldes” que não aceitam a Matrix. Além disso, as máquinas precisam enviar exércitos de tempos em tempos para exterminar os rebeldes da tal cidade e repovoá-la com novos rebeldes, para que a Matrix não dê pau e continue funcionando, na sua lógica maluca. Puta merda...será que não tinha uma fonte de energia menos complicada, como energia nuclear, energia eólica ou geisers?? E por que não usaram animais como fonte de energia? Vamos pensar em vacas como pilhas. Para que seus cérebros funcionem, a Matrix poderia ser a simulação de um gigantesco pasto apenas. Além do mais, usando-se vacas, as máquinas não teriam problemas com rebeliões ou grupos rebeldes. Mais simples, não?

2) Como foi visto no episódio Segunda Renascença de Animatrix, os humanos apanharam bonito na guerra contra as máquinas. Entre as várias sandices mostradas, vemos soldados armados com fuzis lutando contra robôs gigantes e tanques de guerra sendo usados contra sentinelas. Não seria mais inteligente os humanos terem mandado um exército de robôs “burros” contra as máquinas inteligentes? E por que não usaram EMP’s (pulsos eletromagnéticos, visto nos 3 filmes) contra o país das máquinas em vez de perderem tempo com arsenal comum?!

3) Como também vimos em Segunda Renascença, os humanos apelaram para uma tática desesperada para vencerem as máquinas: cobriram todo o céu do planeta com uma fuligem negra, para bloquearem os raios solares- a principal fonte de energia das máquinas. Como todo mundo sabe, os humanos foram humilhantemente derrotados e ainda viraram pilhas das máquinas do mal. Pois bem...será que havia mesmo a necessidade de cobrir todo o céu do planeta com fuligem negra e fuder todo o ecossistema terrestre, apenas com o intuito de TENTAR derrotar as máquinas? Será que ninguém se tocou que as máquinas poderiam se utilizar de outras fontes de energia, além da energia solar?

4) Digamos que você tem um robô inteligente dentro de casa trabalhando para você. De repente ele te ataca , sem nenhum motivo aparente. Digamos que você saia vivo do ataque, o que você faria em seguida? Comunicaria ao fabricante do robô que ele está com algum tipo de defeito ou ficaria revoltadinho e começaria a destruir todos os robôs que visse pela frente? Se você tem algum cérebro e não é fã de Dragon Ball Z, com ceteza ficaria com a primeira opção. Mas por algum motivo além da compreensão, os humanos de Segunda Renascença ficaram com a segunda opção. Não é a toa que essas antas viraram pilhas...

5) Como é que Neo foi parar naquela estação de trem (Mobil Ave), sem estar conectado a Matrix? Como foi dito em Revolutions, aquele seria um “mundo” situado entre a realidade virtual (Matrix) e o mundo real. E como é que o Trainman conseguiu criar esse mundo, se ele também é um programa?!

6) Por que Morpheus e cia têm sempre que invadir a Matrix usando as roupas mais espalhafatosas e chamativas do universo? É uma tentativa de não chamarem a atenção? Ou é uma maneira suicida de chamarem para si todos os Agentes e forças da SWAT da Matrix?



Pois bem cambada, vamos ficar só com esse furos. Parem de se masturbar com o encarte de calcinhas do Carrefour e tentem explicar esses furos nos comments. Eu duvido que algum nerd consiga! Estou aguardando...

Reinaldo, o Bruto