segunda-feira, 27 de outubro de 2003

UM ANO DE BULDOZER


Hoje o Buldozer completa um ano de existência. Assim, esse post comemora o primeiro aniversário do blog, e o fará contando um pouco mais sobre si mesmo.

1 – Por que “Buldozer”? Porra de nome idiota!



to bulldoze: intimidar, amedrontar; aplainar terra com motoniveladora
bulldozer: motoniveladora, trator usado para aplainar terra, trator-lagarta
Dicionário Escolar de Oswaldo Serpa


Um bulldozer é uma espécie de trator usado para terraplanagem e nivelamento de terra. Nas intervenções urbanas, é um verdadeiro ícone de máquina usada para destruir tudo que está pela frente...os israelenses adoram usá-las em assentamentos palestinos. À época do início do blog, eu havia terminado na Universidade uma disciplina de Urbanismo, onde o professor explicava pacientemente que, para intervir em uma área, devíamos respeitar o seu patrimônio histórico, ouvir a opinião da comunidade local, preservar a natureza e fazer intervenções pontuais. Após isso tudo, quando no meio do semestre chegou o momento do exercício acadêmico de projeto, propus inicialmente a derrubada do centro histórico da pequena cidade de Luziânia-GO, o nivelamento da área e a construção de edifícios ultramodernos de 80 andares no local. A idéia não vingou (o chato do professor não deixou), mas a partir daí o nosso grupo de trabalho passou a se denominar “buldozer”, e foram mantidas algumas propostas, como arrancar uma grande árvore em uma praça histórica e substituí-la por uma estrutura metálica, fazer túneis para ajudar a fluidez do trânsito local, reformular toda a praça central da cidade aumentando a área de estacionamentos...coisas do tipo. Isso inspirou o nome do blog, Buldozer (escrevi errado à época: agora já era), que tem por objetivo “fazer a terraplanagem dos politicamente corretos”.

2 – De onde veio essa merda? Por que um blog? Vocês não tem coisa melhor para fazer, não?


essa foto foi a logo original do blog

O surgimento do Buldozer se deu, basicamente, pelo meu desejo de falar merda na Internet, e a escolha do sistema de blog, por ser uma ferramenta mais acessível aos não-iniciados no mundo do webdesign. Eu e o Reinaldo tínhamos uma outra homepage, a “Gordoscult HP”, montada no sistema de página tradicional de internet, mas a total dependência de amigos webdesigners fazia o projeto praticamente inviável. O Reinaldo optou, à época, por apenas reclamar e ficar puto com nossos amigos, à medida que os mesmos nos davam canos e nos enrolavam (quem gosta de trabalhar de graça?). Eu, como de costume, pensei “fodam-se”. Descobri o formato de blog no Cocadaboa, que indicou o saudoso “falecomdeus”, através do qual conheci o “Rê Ticências” e o “Jesus me Chicoteia”. Pesquisando, descobri que o sistema de blog era operável por comuns mortais, e resolvi ver o que dava para fazer sozinho.

Por que sozinho? Porque sabia que o Reinaldo ia dizer que “blog é coisa de menininha de 15 anos que quer contar para os amigos como faz para se masturbar” (como efetivamente disse). E ainda diria que só faz qualquer coisa se for para fazer direito, que todos os templates-padrão do Blogger eram uma merda, que tem que achar imagens legais para começar, que tem que convencer fulano que saca pra caralho a ajudar a gente, que o vibrador dele estava quebrado e não estava inspirado para fazer porra nenhuma, ...enfim, a página não ia sair nunca. Eu pensei então “se ficar uma merda, foda-se, depois eu arrumo”. Cadastrei-me no blogger, escolhi um template-padrão tosco e publiquei o Buldozer com um texto de abertura que havia originariamente sido escrito para publicação na Gordos Cult HP: o “Porque resolvi virar playboy”, republicado recentemente. O template, efetivamente, ficou uma merda. Divulguei-o apenas para os amigos, e contatei, então, a Rê Ticências lá no Rio, através de seu e-mail, pedindo ajuda na mais pura cara-de-pau. Ela se dispôs a ajudar (anjo), e me ensinou a fazer as coisas mais básicas, como inserir figuras e instalar comentários. O que eu não consegui fazer, mesmo com explicações, ela foi lá e fez por si mesma. Assim também agiu o JL. Uma bruta força.

O texto gerou algumas reações imediatas nas pessoas: ódio, indignação, admiração. Uma longa polêmica sobre o assunto foi gerada (e devidamente publicada). Foi quando percebi que tinha algo bacana acontecendo ali. Com o tempo, entraram para postar o Reinaldo, Daniel, Demetrius e, mais recentemente, Luiz e Igor. Nos divertimos muito sacaneando, através do blog, as mais diversas figuraças de Internet e da vida: pegamos no pé dos indies em geral, de defensores de cotas em universidade, dos Dean Fox, da banda Lion Heart, da banda Savanah, dos webmasters do festasembrasilia e do Candango...de toscos de todos os tipos, enfim. Considero o blog atualmente um sucesso: com o tempo, fomos convertendo seu tosco visual original em um template agradável (ainda baseado em um padrão do blogger); temos leitores que acompanham o blog de forma sistemática; acima de tudo, conseguimos transformar isso aqui em uma ferramenta de tosqueira e diversão.

3 – Afinal, quem diabos são vocês?

Leo Corbusier e Reinaldo, o Bruto:


Amigos desde moleques, nunca fomos muito normais. Com nove anos, na quarta série, desenhávamos histórias em quadrinhos retratando surubas entre diretores, professores e funcionários da nossa escolinha. Quando adolescentes, só gostávamos de filmes como “Pulp Fiction”, “Assassinos por Natureza” e “Cães de Aluguel”, ou qualquer outro com elevadas doses de sangue e humor negro. Comemoramos a morte dos Mamonas Assassinas. Conseguimos juntar a turma de amigos mais figura de que se tem notícia, o que é assunto para outro post: só para dar uma idéia, um deles é o DJ Montana.

Demétrius Ogro e Daniel:


Amigos desde o tempo do Colégio Militar, e toscos desde sempre. Daniel é a maior figura do universo: amazonense, satanista, lutador de jiu-jitsu, estudante de engenharia de redes e nerd de Counter Strike...tudo junto. O mais engraçado é que ao olhar para ele, parece até um sujeito normal: não anda com cocar, camisetas de “666”, pit-bull na cola, laptop pendurado, fio-terra permanente ou coisa do tipo...para descobrir o tanto que é figura tem mesmo é que conhecer pessoalmente (ou ler esse post). Quanto ao Demetrius, o que se pode dizer? É filho caçula, estuda Psicologia, faz balé e usa tiara branca...e garante que não é viado! Os dois juntos tem os papos mais variados possíveis, dos segredos mágicos do universo até a bunda arrebitada das minas. Vale muito a pena ser amigo dos caras.

Luiz – O Daniel-San e Igor – The Mustache Rider:


Aquisições mais recentes dos nossos quadros, eles têm muito em comum: já mudaram tanto de curso superior que nem sei mais o que estão fazendo agora; deixaram Brasília a alguns anos e são colaboradores distantes do blog; são ex-cabeludos, ex-músicos, e usam nicks prolixos para se identificarem no blog. O Luiz ainda não postou porra nenhuma por aqui, já o Igor promete ser um tosco à altura. Vamos ver.

Bem, é isso. Essa é a minha versão do post comemorativo. A Rê já postou a dela, talvez os outros também queiram fazê-lo. Quem acompanha o blog sabe que estou afastado daqui para resolver alguns assuntos pessoais, voltei nos últimos dias em consideração ao aniversário do blog, e acho que com esse post esse dever está cumprido. Em dezembro eu volto!