sexta-feira, 1 de agosto de 2003

Malditos críticos de cinema




Ontem assisti Exterminio, filme do cultuado diretor Danny Boyle (de Trainspotting ). Com esse filme, ja são duas bombas que assisti no cinema recentemente: Hulk e Exterminio. O mais engraçado é que ambos os filmes receberam elogios rasgados da critica, com exceção da revista Veja (tinha que ser) que meteu o pau em Hulk. Bem, de duas uma: ou a critica esta pensando que todo mundo é otario ou os criticos estão fumando merla antes de verem os filmes e acabam se deslumbrando com qualquer porcaria.
Comecemos com Hulk. Leio as historias em quadrinhos do verdão desde que tenho 9 anos de idade e nunca mais larguei. Portanto, entendo bastante do personagem. No inicio até que me animei ao saber que estavam rodando um filme do Hulk, mas quando vi as primeiras imagens do filme fiquei preocupado. O Hulk parecia um Shrek bombado feito numa computação grafica tosca. Para completar a minha infelicidade, soube que a origem do personagem foi completamente mudada para que ficasse mais verossimil aos "novos tempos". E desde quando um gigante verde de 4 metros de altura é verossimil? Putz! Apesar de tudo, baixei a guarda depois de ler as primeiras criticas do filme. A critica babava (exageradamente) o ovo do diretor chinês Ang Lee, dizendo que "ele soube pegar o lado psicologico do personagem; que Hulk era um filme de super-herois diferente dos demais, que o drama estava em primeiro plano; que todo chinês tem pau grande e bla bla bla". Pois bem, la vai o otario aqui assistir o filme com uma certa esperança no coração (essa ficou gay, eu sei..). No final da sessão, eu quase voei em cima do poster do filme para trucida-lo com os dentes...O FILME É UMA MERDA COMPLETA!!! Mudaram e MUITO a origem do personagem e os (d)efeitos especiais são de doer os olhos. O Hulk apesar de todo aquele tamanho se move de uma maneira tão rapida e suave que se parece uma bailarina de 40 kg. Os tecnicos em efeitos especiais deveriam voltar para a escola e estudar um pouco mais de fisica antes de trabalharem em outro filme. E quem teve a ideia estupida de colocar o pai do Bruce Banner como um vilão com superpoderes no final do filme?? Cacete...da dó de saber que gastei R$6,50 com um filme tão trash! Mas a critica "especializada" falou muito bem, juntamente com alguns amigos panacas que tenho (ne Lauro?). Quem sou eu para discutir?
Por fim, temos Exterminio. A historinha do filme: em um futuro proximo, eco-ativistas invadem um laboratorio onde macacos eram usados como cobaias em experiências cientificas terriveis (clichê 1). Na tentativa de libertar os bichinhos, um macaco contaminado com um novo virus acaba mordendo uma eco-ativista e ela acaba contaminada (clichê 2). O virus em questão se chama RAIVA, e transforma as pessoas em zumbis (clichê 3) que so sabem rosnar,vomitar sangue e atacar os humanos normais (clichê 4). Se uma pessoa normal é mordida pelo tal zumbi ou entra em contato com o vômito de sangue da criatura, ela também vira um zumbi (clichê 5). A solução então é matar rapidamente qualquer pessoa que tenha se contaminado, antes que ela vire um zumbi incontrolavel (clichê 6). Como é de se esperar, o virus se espalha (clichê 7), e em 28 dias toda a Inglaterra é evacuada, so sobrando no país zumbis ou pessoas normais que não conseguiram fugir do país. Partindo desse cenario caotico, a historia fica centrada em Jim, um rapaz que sofreu um acidente de carro e acorda no hospital no meio desse caos todo sem saber de nada. Nem vou contar o resto da historia, que da vontade de chorar (de rir). O mais impressionante é que esse filme nem é americano. Foi feito na Inglaterra, justo o país que eu julgava ter algum resquício de inteligência no mundo da cultura pop e das artes em geral. E você meu caro leitor, vê alguma explicação de como um filme de zumbis ser tão elogiado pela critica? So porque aparecem de cenario Londres e Manchester, e porque a trilha sonora é recheada de bandas de rock alternativas? Grande merda...mas vai entender cabeça de critico.
Acho que vou fumar merla e mascar crack antes de assistir a algum novo filme que esteja sendo ovacionado pela critica. Assim eu acho que consigo entrar no espirito destes seres cults e consigo falar bem de qualquer filmeco.

Reinaldo, o Bruto