segunda-feira, 11 de agosto de 2003

BULDOZER TAMBÉM É CULTURA

Dica de Livro: MADRU - A Lenda da Grande Floresta



Essa é uma dica de primeiríssima qualidade para quem curte o mundo de fantasia da mitologia céltica (coisa de nerd? Foda-se!). È uma história de aventura extremamente cativante, que fala do amor às florestas, ao mundo e a tudo que existe - e ao mesmo tempo é um épico do combate à ganância e à avareza, e do poder da sabedoria dos povos antigos. Como todo tosco no fundo tem algo de sentimental, gostei muito da história, e vou falar um pouco de Madru e da sua "lenda da grande floresta".

Madru é o filho de uma escrava que vivia em uma fazenda em Norrland, o país da Grande Floresta. Um dia, chega um emissário do Príncipe da Floresta procurando o "filho das estrelas", aquele que deverá ser o sucessor do Príncipe, que não tivera filhos homens. Esse é Madru, localizado através de cálculos astronômicos associados ao conhecimento dos druidas. Contudo, em vez de ganhar uma calórica vida de mordomia e conforto, Madru se mete na maior encrenca da sua vida, e ao mesmo tempo segue seu destino. Cai em uma corte, como sempre, repleta de intrigas e disputas pelo poder, e se envolve com a excêntrica princesa caçula, cujos passatempos são feitiços de salão e conversar com lobos.

A partir daí, Madru passa a viver uma série de aventuras em contextos e lugares os mais esquisitos e inverossímeis que se possa imaginar, distantes de Norrland ou mesmo da Terra e de seu próprio tempo, pois a aventura começa em um passado distante e termina em um tempo bem próximo ao nosso, falando da destruição do ambiente natural e da importância das florestas. Em meio às suas aventuras, Madru é instruído em em artes antigas como o Tarot, a Cabala e a projeção astral, e mais de uma vez as mesmas salvam sua pele.

Para contrabalançar toda essa xaropice, Hetmann apresenta Madru como um sujeito extremamente galinha, pegador mesmo, que se apaixona e jura amor hoje e tá comendo a criada do castelo amanhã. O cara se porta sem medo e de forma quase irresponsável nos momentos em que isso é possível ( e em alguns que não devia também). Não obstante, é sempre capaz de lutar e se expor ao perigo pelo que acredita. Um bom livro, sem dúvida, capaz de amolecer o coração dos mais toscos leitores desse blog, e em alguns momentos de propiciar umas boas risadas também.