quinta-feira, 3 de julho de 2003

Todo blog tem um loser, ou todo loser tem um blog?

Tava visitando o site da Zerozen (uma revista virtual de cultura que fala mal de tudo!) quando esbarrei com o texto abaixo. Como escrevo em um blog de amigos que têm um perfil bem distante daquilo considerado como "vencedores", acho que ele vem bem a calhar.



O Loser e o Blog

Quando se imaginava que nada mais poderia livrar o loser do marasmo total e da apatia surge o blog. Esta espécie de febre criada na internet rapidamente se espalhou como uma praga por toda a grande comunidade mundial de perdedores, fracassados e afins. Logo, cientistas se depararam com a pergunta crucial: todo loser tem um blog, mas será que todo blog tem um loser?

A pergunta nestes casos é complexa demais para ser respondida por um perdedor qualquer. Aliás, loser que é loser, jamais tem respostas para coisa alguma. Sua vida é uma eterna indecisão. Normalmente ele é obrigado a escolher entre o erro crasso e o fracasso total. E milagrosamente sempre consegue escolher os dois ao mesmo tempo!!

O loser porém que conseguir se conectar a Internet indubitavelmente ficará fascinado pelo blog. Afinal, uma das utilidades do mesmo é servir de diário virtual. Ou seja, é uma oportunidade de ouro para o perdedor, para o fracassado expor suas mazelas para o mundo. Diga-se passagem o loser tem a certeza que ao fazer isto alguém vai se preocupar com a sua miserável situação. Porém hoje a sociedade atual respeita muito a teoria do W.C. ( ou seja, Who Cares).

Desta maneira, a uma boa parte dos blogs explora a linha do "eu sou o filho bastardo de George Constanza, por favor, me ajude". Por isso, de uma hora para a outra, a web se transformou em uma torrente de resmungos, reclamações e lágrimas. Haja bolsa escrotal (no popular, saco) para agüentar tanta gente deprimida e desinteressante.

Mesmo assim a dúvida persiste? O blog é um atestado de fracasso? A resposta mais provável é sim. Afinal de contas, se você se dá ao trabalho de colocar o seu dia-a-dia medíocre para que pessoas do mundo inteiro venham tripudiar em cima, isto só pode ser alguma espécie de sadismo disfarçado. Ou então, com os palpites que, por um acaso receber, o loser pode estar tentanado evitar de pagar a terapeuta. Os resultados finais, obviamente, são catastróficos.

Claro que nem toda a pessoa que possui um blog não é um loser. Mas é a aquela velha história. Com uma vizinhança desse calibre é muito difícil não se contagiar com tanta falta de ânimo. Portanto, arranje alguma viva para viver. Só depois penser em escrever um blog...