sexta-feira, 30 de novembro de 2007

War in Rio (EDITADO)



Fonte: Omelete

Se rir é o melhor remédio, o designer carioca Fabio Lopez achou a solução para a guerra civil não-declarada no Rio de Janeiro: War in Rio.Com irônico selo "Crew", paródia da Grow, o tabuleiro criado por Lopez realoca o cenário da Guerra Fria do clássico War para as regiões da capital fluminense. Ao invés de tomar países, agora é preciso dominar favelas. As cores dos exércitos agora têm razão de ser. As vermelhas, claro, são do Comando Vermelho, seguidas de azul (PM), branco (Milícia), verde (Terceiro Comando) e amarelo (Amigos dos Amigos). Todo mundo, porém, vai querer jogar com as pretas: a cor do BOPE.

O designer abriu um blog para mostrar o jogo em mais detalhes:

http://jogowarinrio.blogspot.com/

Achei a idéia do jogo brilhante, mas o jogo poderia vir com umas regrinhas a mais para não ficar uma cópia exata do War original. Estava até pensando em algumas regras:

1) Cada exército deveria ter suas habilidades especiais, que seriam usadas através de cartas sorteadas no decorrer do jogo. O BOPE, por exemplo, poderia ter a habilidade de "extração efetiva de informações valiosas", que poderia se resumir nas seguintes cartas:

- SACO (foto de um cara sendo sufocado com saco plástico): o jogador do BOPE que retirar essa carta pode, automaticamente, controlar UM território ocupado por qualquer facção criminosa de sua escolha.
- SACO PELUDO (foto de um cara sendo sufocado por um saco escrotal): o jogador do BOPE que retirar essa carta pode, automaticamente, controlar DOIS territórios ocupados por quaisquer facções criminosas de sua escolha e o(s) dono(s) dos territórios ainda ficam um round sem jogar.
- HEADSHOT (foto de um traficante morto): o jogador do BOPE que retirar essa carta pode mandar esvaziar qualquer território inimigo que tenha menos de 3 exércitos, mas não pode ocupá-lo. O território fica apenas desocupado, dando oportunidades para qualquer jogador de conquistá-lo.
- PÉ DE POMBO (foto de um alicate arrancando os dedos de um pé): o jogador do BOPE que retirar essa carta pode escolher um jogador de facção criminosa que ficará dois rounds sem poder atacar qualquer território ocupado pelo BOPE.
- BOI DA CARA PRETA (foto de um cara tendo o rosto queimado com maçarico): o jogador do BOPE que retirar essa carta pode obrigar qualquer jogador a revelar seu objetivo.
- PLAYBOY SEM PÓ (foto de um playboy recebendo baculejo): o jogador do BOPE que retirar essa carta pode obrigar qualquer jogador a ficar sem receber novos exércitos por três rounds.

2) As habilidades especiais da PM se resumiriam nessas cartas:

- SANGUE BOM (foto de um PM recebendo dinheiro de um traficante): o jogador da PM que retirar essa carta pode se unir a qualquer facção criminosa de sua escolha e dividir os louros da vitória.
- IMPOSTO (foto de um PM recebendo grana de um bicheiro): o jogador da PM que retirar essa carta ganha mais 5 exércitos no início do round.
- IMPOSTO BONECA (foto de um PM recebendo grana de um traveco): o jogador da PM que retirar essa carta ganha mais 8 exércitos no início do round, que devem ser colocados obrigatoriamente em territórios com pontos de travestis.
- COSME E DAMIÃO (foto de um PM entregando munição para um traficante): o jogador da PM que retirar essa carta pode retirar 8 exércitos do BOPE que ocupem qualquer território, desde que não sejam retirados mais de dois exércitos por território.

3) Não poderia deixar de faltar as habilidades especias do Comando Vermelho:

- FESTA DE PLAYBOY (fotos de uma festa com playboys bebendo e cheirando todas): o jogador do Comando Vermelho que retirar essa carta ganha 10 exércitos no início do round.
- ARRASTÃO (foto de um arrastão em Copacabana, com alguns bandidos pelados): o jogador do Comando Vermelho que retirar essa carta ganha 6 exércitos no início do round e pode atacar todos os territórios simultaneamente com apenas uma jogada de dados.
- A CASA CAIU (foto de uma guerra entre traficantes): o jogador do Comando Vermelho que retirar essa carta pode ocupar qualquer território dominado por outro grupo criminoso e incoporar o exército desse território ao seu próprio exército.
- MICHAEL JACKSON SOBE O MORRO (foto do Michael Jackson rodando um clipe no meio da favela): o jogador do Comando Vermelho que retirar essa carta impede todos os jogadores de atacarem qualquer território do Comando Vermelho por três rounds.

Caso você tenha idéias melhores, mande um comentário ou sugestão para o criador do jogo: warinrio@yahoo.com.br.

Quero esse jogo no Natal...


ATUALIZAÇÃO:
o jogo é apenas uma piada com a situação caótica do Rio, mas a polêmica e o quebra-pau já começaram:

Jogo de 'War' nas favelas do Rio usa a lógica dos bandidos