terça-feira, 2 de agosto de 2005

A TV SENADO E A PUBLICIDADE: UM ENSAIO DAS QUANTIAS PERDIDAS


Creio que a audiência da TV Senado nunca foi tão grande quanto nesses tempos de corrupção envolvendo o Partidos dos Trabalhadores e os já lugares-comuns da bandalheira PP, PDT e PL. Até mesmo a mídia convencional (se é que há algo de convencional nisso tudo) tem ficado impressionada com os índices de audiência da emissora do Senado Federal. Transmitir ao vivo depoimentos como o de Mr. Bob Jefferson, Delúbio Soares e Marcos Valério (notaram a semelhança dele para com o imperador do lado negro da força, o chefe do Darth Vader?) prende a atenção de qualquer um, até porque aquilo sim é que é uma aula de "feladaputagem" como não se via desde a CPI dos anões do orçamento. Imaginem quantas pessoas não aguardam pelo depoimento do Zé Dirceu hoje a tarde então? Segundo o seu Malaquias, porteiro de um famoso prédio residencial da 413 norte, os estoques de milho para pipoca se esgotaram na mercearia da quadra, tamanha é a expectativa para o evento.
Fico imaginando se a TV senado vendesse espaço para publicidade. Valei-me, meu Santo Expedito!!! Ia ser um faturamento escabroso, para não usar um termo mais esculhambatório. Imaginem só, quando o Zé negando as acusações de que era o líder da quadrilha ai apareceria no canto da tela uma propaganda dessas de faculdade com o slogan "FORMANDO LÍDERES"? Essa sim seria a união perfeita entre programação e marketing. Ou ainda quando Roberto Jefferson fosse começar a cantar uma de suas canções de banheiro favoritas aparecesse aquela vinhetinha do Cepacol "que deixa seu hálito irresistível"? Aposto que a Heloísa Helena derreteria. Enfim, há milhares de possibilidades e muitos anunciantes interessados num estouro de vendar instantâneo, como por exemplo os fogos de artifício Cienfuegos, cujo nome é muito oportuno para a ocasião, visto ser o de um dos revolucionários cubanos tão admirados pelo Genoíno, Dirceu e cia. ilimitada.
Mas ao que tudo indica o Senado não abrirá espaço para propaganda na TV Senado. Há várias dúvidas envolvendo a questão, segundo um faxineiro da Gráfica do Senado me afirmou, entre elas seria a destinação do dinheiro. Eu, caso fosse perguntado o que fazer com a grana, no ato sugeriria que fizessem com ela o que sempre fazem: promovam o bem estar social com medidas voltadas para a educação, saúde e saneamento público. Principalmente saneamento do Congresso. Como pode haver tantos ratos em um único lugar, meu Padim Çiço!