terça-feira, 21 de junho de 2005

OS GRANDES MISTÉRIOS DE BRASÍLIA - Pizzaria Dom Bosco


Pizzaria Dom Bosco

Até hoje eu nunca entendi como a pizzaria Dom Bosco faz tanto sucesso aqui em Brasília. Essa pizzaria, fundada em 1960, serve apenas um sabor de pizza: mussarela com molho de tomate. O ambiente é tosquíssimo (prateleiras bagunçadas, piso imundo e trincado, balcão ensebado, posteres de cigarro e cerveja espalhados pelas paredes e caixas de refrigerante amontoadas nos cantos), mas a casa vive lotada. A pizza deve ser comida em pé no balcão e, para acompanhá-la, podemos pedir suco de caju ou mate gelado, algumas das especialidades da casa. Tanto o suco como o mate são armazenados numa suqueira tenebrosa embutida no balcão, de onde sai um sifão do qual o suco ou o mate são bombeados no copo. Já viram aqueles filmes de faroeste onde os cowboys bombeiam um sifão para retirar água do poço? Pois é, é tipo aquilo. Para completar o "charme", a pizza é sempre servida em guardanapos de papel, que logo ficam encharcados com o molho e começam a queimar sua mão. Saber comer essa pizza sem se queimar e sem engolir o guardanapo junto é uma arte que poucos dominam.

Entretanto, o pior está por vir. Chegue na Dom Bosco em um horário de muito movimento (por volta das 18h) e observe os funcionários trabalhando. Se você não quer ficar com nojo daquele ambiente, sugiro que pare a sua leitura por aqui. Bem, tem certeza que quer continuar? Então vamos lá...lembra da suqueira embutida no balcão? Pois bem, toda vez que ela esvazia os funcionários a enchem novamente trazendo suco ou mate em um balde plástico de limpeza! Sim, um balde plástico de limpeza!!! É claro que os caras devem usar esse balde apenas para carregar suco e mate, mas não deixa de ser nojento. Para fechar, observe a pizza sendo montada. Quem monta é sempre o mesmo funcionário, um negão com cara de pedreiro no final do expediente. O cara está sempre com a camisa suada e o rosto brilhando de gordura. Vê-lo prensar a mussarela contra a massa e despejar o molho de tomate em cima é um espetáculo único. Eu nunca vi esse cara lavar as mãos antes de montar a pizza, mas eu espero estar errado...

Apesar de tudo a pizza é incrivelmente gostosa. É SÉRIO! Pelo visto essa deve ser a única razão da fama da casa. Sugiro que vocês peçam uma "dupla" (dois pedaços de pizza prensados um no outro) acompanhado de um mate. É bom demais! Se alguem for visitar Brasília, dê uma passadinha na Dom Bosco:

Endereço: CLS 107 Bloco D Loja 20 - Asa Sul

Reinaldo, o Bruto