quarta-feira, 30 de junho de 2004

ORKUT - a nova inutilidade da internet



Seja um membro do Orkut você também!


A coqueluche do momento na internet está sendo o site ORKUT (clique aqui). "Orkut?! Que isso?". Bem, se você esteve isolado em alguma caverna do Afeganistão nesses ultimos meses, eu explico: Orkut é mais um site de comunidades virtuais. Na verdade, é um pouco mais que isso. Para começar, você só entra no Orkut se for convidado por alguem que já seja membro, tipo panelinha de primário. Ao aceitar o convite, você se registra no site e cria um profile com vários dados pessoais (idade, preferência sexual (!), filmes preferidos, país de origem, pratos prediletos, etc.). Em seguida, é só procurar uma comunidade de seu interesse (existem milhares, dos mais variados temas) para você se divertir com as listas de discussão e interagir com os membros. Nessa interação, você pode tanto adicionar uma pessoa interessante na sua lista de "friends" como dar em cima daquela menininha através de e-mail ou de recadinhos no "scrapbook" dela.

A primeira vez que eu ouvi a explicação desse site, eu juro que nem me animei. "Ficar frequentando comunidades? Dar em cima de menina desequilibrada de internet? Bah! Tô fora!" pensei na hora. Mas como o Leo me torrou a paciência para entrar (ele mesmo foi convidado pela Rê), dizendo ser um site de proposta "interessante", acabei aceitando o convite.

Ao me registrar, fiz questão de fazer um profile escroto e logo pesquisei comunidades com temas de meu interesse. Aqui estão algumas delas:

1) Brasilia - comunidade formada por brasilienses que querem conhecer mais brasilienses (putz!). Em geral a galera discute sobre temas da cidade, como butecos, festas e afins. A turma anda se entrosando bem, tanto é que ja marcaram vários encontros. O foda é a escolha dos locais, que variam entre videokês e Praça dos Três Poderes (para se tocar violão e beber cerveja). Mais loser que isso impossivel...

2) Boys don't cry - comunidade dedicada para a galera que curte o pop-rock dos anos 80. Está sendo legal para conhecer novas bandas e pegar raridades.

3) Clube dos amantes de japinhas (CAJA) - comunidade para os tarados em japas. Tem muita japa gatinha, mas todas moram no Paraná ou em São Paulo! Que saco.

4) Sexo Brasilia - dedicada aos brasilienses que querem sexo casual. Essa comunidade tem atualmente 99 membros, sendo que apenas 9 são mulheres. Lindo. So falta agora alguem propor um encontro em uma sauna gay.


Após dois meses frequentando o Orkut, percebi que a maioria das comunidades têm discussões idiotas, com membros idem. As vezes me dou ao trabalho de responder algum forum, mas as respostas da galera são extremamente adocicadas para um revide à altura. Enfim, de dar sono.

Quando eu pensava em largar esse site de mão, descubro um barraco que logo me chamou a atenção: os americanos estão cada vez mais PUTOS com a invasão de brasileiros no Orkut! Para quem não sabe, ja ultrapassamos em número de usuários os americanos, que até a semana passada eram os primeiros colocados. Os gringos acham um absurdo nós postarmos em português e "invadirmos" o espaço deles. Tem até um americano chamado Gary que abriu uma comunidade com o intuito de entender por que tem tanto brasileiro no Orkut:

WTF - a crazy brazilian invasion

É impressionante, mas o cara ta querendo entender DE BOA o motivo de tanto brasileiro no site (ele é minoria, os americanos no Orkut são bem arrogantes no geral). Antes de entrarem xingando o cara a torto e a direita, leiam os foruns com cuidado. E tratem de redigir algo que vá alem de "fuck you americans!" ou "God save Bin Laden!". Demonstrem ter algum cerebro e tentem dialogar com esse xarope.

Mas enfim, mesmo com todo esse hype o Orkut ainda não me comoveu. So está me sendo util no ramo da musica, e olhe lá. Alguem pode me indicar alguma outra utilidade dessa merda?

Reinaldo, o Bruto

PS 1: quem quiser entrar no Orkut é so avisar nos comments. Eu mando um convite de graça. Promoção por tempo limitado!!!

PS 2: tem um monte de brasileiro mandando mensagens em correntes comemorando a nossa primeira colocação no Orkut como usuários de maior numero. Grande merda. Queria saber se esse 1º lugar vai me dar algum prêmio ou fazer chover buceta no meu quarto...