domingo, 9 de novembro de 2003

PLANTÃO BULDOZER- Alguns esclarecimentos sobre os indies




Parece que o pessoal do Tupanzine resolveu pegar mesmo no nosso pé. Como isso vai dar pano para manga (ou muita bala no pente), resolvi fazer um post esclarecendo certas coisas do universo indie para quem nunca sacou do assunto. Aproveito para explicar também os motivos que levaram os editores desse blog a detestarem os indies e os roqueiros tira-onda de plantão. Enjoy.

1- Afinal de contas, o que é essa merda de indie que vocês tanto falam?

Indie é um termo que designa as pessoas que gostam de indie rock ou indie music. É facil reconhecer um indie pelo visual: costeletas, franjinha, All star imundo, casacos da Adiddas, piercings espalhandos pela cara e camisas com nomes de bandas que você nunca ouviu falar na vida. Costumam andar em bandos (de homens apenas) nos locais ditos alternativos. Adoram falar de musica, principalmente de bandas obscuras e desconhecidas dos cafundós do Reino Unido ou de Nova Iorque. Os indies têm uma lei seguida a risca entre eles: quanto mais bandas desconhecidas você gostar, mais status você tem no grupo. Não importa se a banda é uma merda, ou se ela tem apenas 1 disco com uma tiragem de 100 cópias. Quanto mais dificil for achar um disco da banda, melhor.

2- O que é indie rock ou indie music? Musica de índio? Música hindu?

Indie rock é nada mais que rock alternativo ou rock independente. Indie é um termo moderninho que deriva de independent, ou seja, independente. Tudo o que era antes considerado alternativo, virou indie. Várias bandas se encaixam nesse rótulo: The Strokes, The Hives, Belle and Sebastian, Travis, a superestimada Radiohead, White Stripes, etc. Bandas mais antigas também se enquadram nesse rótulo, como Pixies e Smashing Pumpkins. Agora, uma coisa que eu nunca entendi: várias dessas bandas tocam em rádios mais comerciais e muitas possuem clipes bem produzidos rolando na MTV. E como é que uma banda dita alternativa pode ter clipe na MTV , ou ter um música tocando na Jovem Pan?!? Só indie para me explicar isso.

3- Por que vocês enchem tanto o saco dos indies?

Nós não enchemos o saco dos indies. São eles que nos enchem o saco. Aqui em Brasília, 90% dos programas alternativos são dominados por esses idiotas. Festa indie que se preze tem que ser feita em um local distante pacas, horroroso (de preferência porões, oficinas mecânicas e armazéns abandonados) e com cerveja quente sendo vendida. Mulheres na festa? Nem pensar. Contente-se com vários indies lotando a festa com um cigarro no canto da boca e uma latinha de cerveja (quente) na mão. Além disso tudo, tenha paciência com o som do ambiente. Os DJs indies sempre colocam as músicas mais barulhentas e indançáveis para você "dançar" (troque "dançar" por "bater cabeça"). Resumindo o drama aqui de Brasília: ou você sai para as festas indies ou você sai para as festas da playbozada. Cruel...

4- Que merda é essa de Tupanzine? Quem é Israel Nancyboy?

Tupanzine é um dos mais antigos fanzines da cidade especializados na cena indie local. Ja tive o azar de ler alguns números. É totalmente incompreensível para os seres humanos normais...é mal escrito, mal diagramado e faz zilhões de referências a bandas e músicos alternativos da cidade. Se você nunca ouviu falar da banda Prot(o) ou dos DJs Gas e Cochlar, esqueça. Você não vai entender uma linha sequer desse fanzine. Por algum motivo que o capeta desconhece, esse fanzine veio parar na internet também. Procurem no Google, pois não vou linkar aquela merda aqui. Israel Nancyboy é um dos caras que escrevem nesse zine e ele atende por outros pseudônimos igualmente esdrúxulos (Egmar Passarinho é um deles). Não faço a mínima idéia de como esse cara achou o Buldozer. Mas se ele quer levar pipoco de graça, veio no lugar certo.



Bem, acho que agora as pessoas vão entender um pouco melhor os nossos futuros posts relacionados a indies. Ou nossos futuros bate-bocas com os dementes do Tupanzine. E falando em Tupanzine, um recadinho para você meu querido Israel Suckboy: fique frio, vou publicar seu texto sobre "como virar um indie de respeito". Vou publicá-lo e detonar os tópicos mais relevantes (?). Aguarde.

Reinaldo, o Bruto