quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Nunca duvide da estupidez humana





Ontem, pelas 7 da noite, me reuni em um buteco com alguns amigos da UnB, para botar os papos em dia e contar uns "causos". Deveríamos estar em aula nesse horário, mas o nosso querido professor resolveu abandonar a disciplina por "motivos de ordem pessoal". Como saí correndo de casa só para ver essa "aula", acabei convencendo meus amiguinhos para irmos biritar.

Chegando no buteco, ficamos falando besteira e nos lembramos de ligar para o Barbudinho, um amigo nosso de curso. Barbudinho acabou de passar no concurso do Banco do Brasil e está provando por si mesmo que o inferno na Terra existe, mesmo na forma de uma agência bancária. Depois de um tempinho bebendo, o Barbudinho chega. Estava com uma cara de cansaço e falando pouco. Papo vai e papo vem, Barbudinho acaba soltando o que ele teve que aguentar no banco...

Eram 3 da tarde. Banco lotado. Barbudinho ja estava cansado de atender tanta gente cretina de uma vez só naquela tarde. Chama, então, os proximos a serem atendidos. Chegam à sua mesa duas figuras, ambos vestindo uniformes da construção civil. Estavam bem sujos e suados. Um era a cara do Tiririca, o outro era bem baixinho e usava um bigodinho safado, estilo Latino. O baixinho vira para o meu amigo e fala:

- Ôpa moço. Tarde...eu queria um empréstimo de 3000 reais para levantar minha casinha la no meu terreno.
- Empréstimo? Ah sim, mas o Banco do Brasil so faz empréstimos para correntistas. Qual o nome do senhor? Você é correntista do banco?
- Meu nome é Juverson...so pra correntista? O que é isso??
- Correntista é quem tem conta corrente no Banco do Brasil. O senhor tem conta corrente no Banco do Brasil?
- Conta corrente? Sei não senhor...que é isso?
- Conta corrente é o mesmo que conta em um banco. Sabe conta? É aquilo onde você coloca seu dinheiro, recebe seu pagamento, desconta...entende?
- Ahhhhhhhh ta....tenho conta é no Bradesco moço. Ah ta...

Nesse momento, o Tiririca interrompe:

- Moço, num sei desse papo de ser correntista pra pegar dinheiro aqui não. Peguei um dinheirão aqui nesse banco faz um tempo e num tinha essa frescurada não...
- [Barbudinho ja começando a ficar puto] Tenho certeza que não foi nesse banco que você fez isso senhor.

Juverson entra na conversa de novo:

- Então moço, como faço pra pegar 3000 reais para levantar minha casinha la no meu terreno?
- Seguinte Juverson, se você quer esse dinheiro você vai ter que abrir uma conta no Banco do Brasil. Vamos abrir uma conta?
- Ah moço...quero mexer com esse trem não! So quero meu dinheirinho pra levantar minha casinha...
- [cara de puto] Juverson...seguinte: você so faz emprestimo aqui no banco se você tiver conta. Isso é uma maneira do banco se garantir que você vai pagar o que pegou, e...

Tiririca interrompe a conversa de novo:

- Moço, da pra liberar aquele boné do banco ali?
- [Muito puto] Aquele boné é so para quem faz Ourocap.

Barbudinho volta a falar com Juverson:

- ....pois bem, as vantagens de se abrir uma conta no Banco do Brasil são essas: bla bla bla...

Nessa conversa de explicar vantagens e tudo mais, se vão 10 minutos. Claro que tínhamos o Tiririca sempre interrompendo para pedir algum brinde do banco:

- Moço, da pra liberar uma caneta do banco aí?
- [Muitíssimo puto] Essa caneta é so para quem tem mais de 600 reais na conta.
- Ahhh...só

Depois de repetir a explicação das vantagens pela terceira vez, Barbudinho pede os documentos do senhor Juverson para abrir uma conta. Nisso ele olha para o relógio e vê que ja esta atendendo aquelas duas antas por 30 minutos. Após registrar os dados do Juverson, fala:

- Ok, ja abri sua conta. É só o senhor assinar aqui Juverson...
- Ah legal...
- O senhor vai depositar alguma quantia na sua conta agora? Gostaria de lembrar que existe uma taxa de manutenção de contas no valor de R$ 4,50 por mês.
- Tudo isso moço? Ah não...quero mexer com esse trem não...vou ter que gastar meu dinheirinho?
- [Furioso, suor escorrendo pela testa] Senhor Juverson....o senhor so precisa colocar 5 reais na conta por mês para sua conta não ser fechada e assim pegar seu empréstimo. Entendido?
- Gostei desse troço não moço...so quero 3000 reais pra levantar minha casinha no meu terreno! Coisa dificil de entender!

Barbudinho se apoia na mesa e coloca a mão no queixo. Olha para o gerente a seu lado com uma cara de raiva e desespero. Olha para as pessoas que estão na fila para ser atendidas. Olha para o seu relógio: ja estava atendendo aquelas criaturas por 40 minutos. Ele tem vontade de esmurrar alguém. Encara as duas mulas a sua frente. Respira fundo e diz:

- Juverson, vamos fazer o seguinte? Me dê o contrato [arranca o contrato da mão do cara]. O banco faz de tudo pra deixar o cliente feliz, mas como o senhor esta insatisfeito, vamos cancelar sua conta então, tudo bem?
- Ah...é...
- Tenha um bom dia.


Depois que o Barbudinho contou essa historia toda, eu perguntei:

- Porra bicho, por que você não dá um esporro logo nesses panacas?
- Ta louco cara? Se eu fizer isso eu estou na rua. O gerente fica sempre do meu lado.
- É...bem, tu podia ter mandado o Juverson morar dentro da Variant dele e parar de encher o saco. O que acha?
- É verdade...

Reinaldo, o Bruto