terça-feira, 17 de junho de 2003

Mais Uma Explicação

Sobre o comentário de sei lá quem que veio afirmar que somos preconceituosos:
1-Partindo do princípio de que a linguagem como instituição social ja incute preconceitos e noções de hierarquia, a maioria absoluta da população humana é preconceituosa.
2-Negar a condição de preconceituoso(a) e apontar outras pessoas como preconceituosas tem um carater bastante hipócrita, ja que esse discurso nega a relatividade cultural de valores e impõe com o próprio discurso uma hierarquia centrada numa ideologia específica.
3-Se foi aplicado um teste no meu discurso, isso foi anti-ético, porque não pediu minha autorização. Já trabalhei com programas que analisam discurso e sei que a grande maioria não foi adaptada para o português. Esse teste pega detalhes como ironia, humor situacional (considerado bastante saudável) entre outros aspectos? Caramba, só falta estar em validação ainda e já está fazendo inferências?
4-Fazendo um pouco de humor, que preconceito bobo é ese contra o bestialismo com pirarucus que eu propus para o Daniel? Eu sei que ele curte porra, ninguém tem nada a ver com isso, deixa ele.

Enfim, sofro preconceito por ser negro (pior, tem gente que nega minha negritude por ser mestiço), sofro preconceito de heterosexuaise homosexuais porque danço, sofro preconceito por ser homem e já deixei de ganhar dinheiro por causa disso, sofro preconceito pela minha classe social também, e posso enumerar outros preconceitos que eu sofro todso os dias.

Tenho consciência de que todos os preconceitos que eu sofro são bobos, mais, tenho a honestidade de perceber que também tenho preconceitos bobos e me proponho a trabálha-los todos os dias na minha convivência com homosexuais por exemplo, além de outros, como mauricinhos por exemplo.

Para quem não conhece o conceito de PROJEÇÃO muito utilizado na psicologia, a projeção ocorre quando vc vê aspectos e valores muito pessoais em terceiros, incluindo defeitos como preconceitos bobos, e é interessante porque é muito perigoso isso acontecer com o aplicador de um teste por exemplo. Seja num esforço inconsciente de comprovar suas idéias, ou de projetar seus preconceitos bobos nas outras pessoas também.

Posso continuar criticando esse comentário infeliz sobre nosso discurso o dia inteiro, mas termino por aqui.

Abraços é aberto para diálogo

Demétrius