quarta-feira, 18 de junho de 2003

CANDANGO - Direito de Resposta!

Recebi dessa vez a resposta do Editor do Candango, para fechar o arco da da história do Beliskatessen. Vejam que mensagem simpática:

Caro Leo Corbusier,

Acabei de ler seu e-mail. De nossa parte, adianto que ficamos tão indignados quanto você ao saber que o primeiro dia do Festival Cheirando Cola foi cancelado. Esse é um risco que corremos. Trabalhamos com divulgação de eventos dos quais não temos qualquer responsabilidade. O concelamento do Festival foi feito às 19h30 do dia 13 de junho - como você mesmo poderá conferir no site cheirandocola.com. Nesse horário, o expediente do Candango já havia se encerrado. É injusto você atribuir a culpa desse transtorno ao Candango ou a qualquer outro veículo de comunicação.

Não vou entrar na pilha com seu texto mal-humorado e mal-educado. Sei que isso não passa de destempero adolescente e cinismo incoseqüente. Minha preocupação é com quem não conhece os fatos e recebeu sua mensagem. A esses me desculpo e peço que desclassifiquem sua versão irresponsável.

Humberto Viana
Editor Chefe do Site Candango
humberto@candango.com.br


Caro Humberto;

1 - Obrigado por responder meu e-mail. Você provavelmente tem coisa melhor para fazer do que responder e-mails de blogueiros manés, como por exemplo: checar se realmente vão acontecer os eventos que divulga para milhares de pessoas atrás de diversão que visitam seu site.
2 - De verdade, como eu disse, fiquei menos indignado com o cancelamento do evento (que de verdade tinha um porquê sério) do que com um site do porte do Candango estar divulgando esse evento mais de 24 horas depois do mesmo ter sido cancelado.
3 - Com certeza, o seu site não tem responsabilidade sobre o calendário dos eventos, mas decerto tem sobre aquilo que divulga. Talvez não tenha havido tempo hábil para, pelo menos, tirar a matéria do ar na sexta, mas com certeza havia para ter feito isso no sábado.
4 - Seu site divulga eventos que ocorrem, primariamente, nos fins-de-semana. Não seja tão murrinha, contrate um plantonista para ficar antenado nesses pepinos ou qualquer outra coisa que surja para fazer no fim-de-semana. O que não falta pelo país é jornalista com o caneco na mão, procurando emprego e que sabe atualizar um sítio na Web. Um site do porte do seu tem que prezar pela qualidade, afinal, duvido muito que seja barato colocar um banner no topo de sua página.
5 - Eu, como não cobro um centavo de anunciante nenhum e deixo claro que o blog que divido com amigos não tem uma proposta séria, até posso escrever textos "mal-humorados", "mal-educados", "cínicos", "adolescentes", "destemperados" e "inconsequentes", afinal, um blog nada mais é que um diário virtual de um zé mané qualquer. Você, por outro lado, não pode se dar a esse luxo: seu site é uma empresa que se dedica a informar as pessoas, e é remunerado por anunciantes que contam com as visitas dessas mesmas pessoas para que seu investimento valha a pena. Dinheiro de anunciante significa parte da produção de uma empresa, que por sua vez significa o trabalho duro de alguém. É coisa séria.
6 - Na verdade, não acho que meu texto tenha sido nada daquilo do que você disse. Afinal, não tem nenhuma mentira ali, tem minha visão pessoal do que de fato aconteceu: um evento foi cancelado na sexta e seu site ainda o estava divulgando no sábado seguinte, às 23:00h. Sua fúria em desclassificar meu texto não muda isso.
7 - Se você desclassificar meu texto ou meu blog, não perco nada. Isso aqui é hobby. Agora, se você desclassificar SEU site, aposto que você perde alguma coisa, então recomendo que você se despreocupe com meu lado e se preocupe com o seu. Ao contrário do Buldozer, com certeza o Candango tem mais de dez (ou dez mil) leitores para se enfurecerem ou decepcionarem.

Abração.