sexta-feira, 14 de março de 2003

14/03/2003 - 03h47
Tony Blair é acuado no paredão da MTV
LAURA MATTOS
da Folha de S. Paulo


Parecia um bombardeio. No centro, Tony Blair, primeiro-ministro inglês e principal parceiro de Bush na empreitada da guerra contra o Iraque. Ao redor, jovens de diversos países, iraquianos inclusive, com uma metralhadora de perguntas constrangedoras.

Não foi nada boa para o político a repercussão do debate, exibido pela MTV Europa na semana passada (no ar hoje no Brasil, após documentário sobre o conflito).

Logo nos primeiros minutos, uma saia-justa com um sueco, que tentou um jogo de lógica tão insólito quanto provocativo: "Vocês vão bombardear o Iraque porque eles têm potencial para construir armas perigosas para o mundo. Nós também temos. Vão bombardear a Suécia também?"

A discussão quente só parou com a interrupção do mediador.

As enquetes feitas pela internet se intercalavam com as perguntas e também não colaboravam com Blair. Mais de 80% disseram não acreditar na afirmação dos EUA e da Inglaterra de que o petróleo não é a motivação do conflito.

O primeiro-ministro deu um sorriso amarelo, fez aquele gesto com as mãos, como quem pergunta "O que eu posso fazer?" e ainda teve de ouvir de um garoto italiano: "Eu acho que o motivo dessa guerra é o petróleo. Se o senhor não concorda, por favor, nos forneça evidências do contrário".

Blair tentou se mostrar comovido enquanto uma iraquiana fazia sua pergunta-desabafo. Contou que estava no campo de batalha da Guerra do Golfo. "Sei o que é estar numa guerra. Então, apesar de concordar com seus objetivos de mudar o regime no Iraque, não concordo com o preço que se pagaria por isso."

E veio a pergunta: "Como julga o número de vidas que serão sacrificadas para que seu objetivo seja atingido?"

Enquanto pensava nas respostas, Blair tentava ganhar tempo com "Essa é uma ótima pergunta", "Esse é um ponto interessante" e afins. Ele, que iniciara firme a discussão, sugerindo estar disposto à guerra mesmo com veto da ONU, terminou tentando reforçar que Saddam poderia evitar o confronto. Mais de 300 milhões de domicílios no mundo assistiram ao programa.

CONFRONTING IRAQ
Quando: hoje, às 21h30, reapresentação no domingo, às 19h30
Onde: MTV

FÓRUM COM TONY BLAIR
Quando: hoje, às 22h, reapresentação no domingo, às 20h
Onde: MTV
------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------
Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.