sexta-feira, 6 de dezembro de 2002

Enquanto a censura não chega aqui, a gente vai trabalhando...para vocês, mais um episódio da seção revival da GordosCult HP...minha resenha sobre as histórias de Hellblazer - John Constantine...

HELLBLAZER :
John Constantine é um filho da puta. Provavelmente essa é a única afirmação correta que podemos fazer sobre JC. Mais que qualquer outro, JC é uma daquelas personagens ditas esféricas, ou seja, cuja personalidade não pode ser apreendida de maneira simples e direta. Como uma pessoa bem mais real que Clark Kent ou o Professor Stein ( Nuclear, lembra ? ), só uma convivência por anos a fio pode fazer-nos sacar um pouquinho de qual é a dele. Ele é o tipo do cara que só te ajuda a salvar o mundo para não explodir junto, e mesmo assim vai tentar tirar alguma vantagem disso.

Segundo Alan Moore, John foi apenas uma maneira de encaixar Sting numa HQ do Monstro do Pântano. Mas como uma boa cria de Moore, sua personalidade forte e incomum lhe concedeu vida própria e vôo solo. Sua primeira aparição se deu em "Swamp Thing" #38, em 1985 – no Brasil, "Monstro do Pântano" #1, em 1990 – e rapidamente cativou os leitores com seu jeito sacana de manipulador impiedoso. Sua primeira aventura foi – adivinhem! – combater um "grande mal" fuderosamente poderoso e onipotente, que – coitadinho! – havia passado zilhões de anos acorrentado e não sabia direito qual sua missão no universo, mas que por impulso saía destruindo tudo que via pela frente.

Logo depois JC ganhou carreira solo, sempre fazendo o que melhor sabe : manipular os amigos para seus próprios objetivos, usá-los como escudo quando a merda bate no ventilador e abandoná-los para morrer quando não lhe são mais úteis .Mais de uma vez, porém, JC pôs seu rabo na reta pela humanidade, e nunca teve medo de descolar os piores inimigos que um sujeito poderia arranjar, e com quem qualquer um com um mínimo de bom senso não ousaria se meter. JC tem inimigos no Céu e no Inferno, e provavelmente é o cara mais odiado de todos os tempos.

JC traiu e desgraçou Nergal, um dos mais poderosos Lordes do Inferno, que lhe deixou como legado seu sangue, que corre nas veias de JC como uma sinistra dose do néctar do Inferno. Impediu a poderosa sociedade secreta "Línguas de Fogo" de trazer um novo Cristo à Terra, seduzindo a mulher escolhida como nova Maria e conspurcando-a com seu sêmen, amaldiçoado pelo citado sangue de demônio. Por três vezes, JC fez de palhaço o próprio Satanás, e numa delas foi o primeiro mortal a manipular e enganar os três Mestres do Inferno – e ao mesmo tempo. JC humilhou e matou o Rei dos Vampiros, uma criatura mais antiga que a própria história, só de farra. Com a ajuda de uma diabinha sedutora – Chantinelle – JC causou a Queda do Paraíso do próprio Arcanjo Gabriel - porque este não quis ajudá-lo em sua batalha contra Satã - arrancou seu coração e cortou suas asas com uma motosserra. Atualmente - na cronologia brasileira – Gabriel foi parar no Inferno e Satã está morto – ISSO MESMO, MORTO! – graças a um plano diabólico arquitetado por Constantine e Ellie (um apelido carinhoso de Chantinelle).

Quando pela primeira vez invocou o demônio, num lugar chamado Newcastle (Vertigo #5, ed. Abril), JC perdeu o controle da experiência e levou à morte Astra, uma inocente garotinha de menos de 10 anos, e ferrou de diversas maneiras todos os seus amigos. Esse acontecimento foi muito marcante na vida de JC, principalmente porque, por conta disso, passou 5 anos preso, sendo sistematicamente espancado e torturado numa clínica psiquiátrica por médicos e guardas que tinham filhos e filhas da idade de Astra e pelo Dr. Huntoon, um psiquiatra perturbado especializado em superseres, cuja namorada foi roubada por Constantine. Entre socos, eletrochoques e injeções de substâncias inibidoras da coordenação motora, JC guarda em suas agradáveis lembranças constantes encontros com os "fantasmas" de todos aqueles que traiu ou cuja morte causou – e não é pouca gente. Um nerd, uma freira, uma ex-namorada e caras os mais esquisitos possíveis – em geral pessoas que caíram na besteira de confiar em John Constantine.

Com seu inseparável sobretudo ,seus cigarros Silk Cut e uma elevada dose de humor negro , JC é um dos mais cativantes personagens DC Vertigo, e foi publicada no Brasil o que se considera sua melhor fase, escrita e desenhada, respectivamente, pelos perturbados Garth Ennis e Steve Dillon – a sensacional dobradinha que criou Preacher e que atualmente abala o público adepto da HQ em todo o mundo. As editoras Abril, Metal Pesado, Tudo em Quadrinhos e Brainstore foram responsáveis pela publicação da melhor fase de Hellblazerem nossa amada língua lusa. Até bem pouco tempo atrás, o personagem estava meio que de molho, tendo a Brainstorm sido a última a assumir o título no país e publicado algumas sagas antigas, como a"Máquina do Medo" e “A Horrorista” , com enfoque bastante voltado para o terror e o fantástico, roteirizadas pelo competentíssimo Jaime Delano. Essas histórias são bem bacanas, embora o traço demasiadamente tosco e realista de Mike Hoffman não ajude muito e dê um ar meio deprê às histórias. Agora, a Brainstore parou de viadagem e voltou a publicar Hellblazer no Brasil, na nova fase de Garth Ennis (yeah!), bem ilustrada (nada demais) por John Higgins (colorista de Watchmen). Assim, a GordosCult HP não se furta a recomendar Preacher e Hellblazer a todos aqueles que curtam, além de uma pizza de banana com Guaraná Pitchula, HQs feitas com criatividade e alto nível.
Leo

ok, ok...quem já tinha lido, viu que eu dei uma adaptada no texto, mas foi por uma boa causa. No antigo eu metia o pau na Brainstore por ter parado de publicar o Constantine, mas agora eles criaram vergonha e voltaram a publicar o título (os porras só não tem vergonha de cobrar R$ 6,90 num gibi de vinte e duas páginas-ser viciado é uma merda, acho que gibi é pior que coca)