quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

Crítica do filme Fale com ela

Galera, me lembrei que assisti o filme Fale com ela dia desses e achei uma trolha! O que mais me impressiona é que esse filminho está sendo elogiado por cults, não-cults, nerds e desligados da sétima arte em geral, sendo considerado um filme "denso", "sensivel" e "o melhor drama dos ultimos tempos". Por ser um filme do Pedro Almodovar (aquele diretor espanhol "cabeça" e bicha-louca que sempre faz historias que giram em torno de mulheres ,ou seja, so um gay pra entender mulher) pensei que veria um BELO filme no fim de 2002. Depois de sair decepcionado do cinema me lembrei de uma regrinha básica: se a crítica "intelectualizada" elogia muito um filme, faça de tudo para não assisti-lo!
O filme se caracteriza por duas historias paralelas: em uma delas um bobão-esquisitão-afetado se apaixona por uma bailarina que ele vê da sacada do seu apartamento todos os dias; ela sofre um acidente, fica em coma e o bobão-esquisitão-afetado por uma linda coincidência do destino se torna o enfermeiro que cuida dela todos os dias. Na outra historia temos um jornalista argentino, careca, sensível e chorão que namora uma toureira problemática; ela sofre um acidente com um touro (numa tourada, não foi zoofilia!) e também fica em coma. No hospital, o nosso argentino careca fica amiguinho do bobão-esquisitão-afetado, que por sinal incentiva o jornalista argentino a conversar e mostrar fotografias para pessoas em coma! E a partir daí ocorrem as incríveis reviravoltas dos dramas...sem contar a participação especial de Caetano Veloso, cantarolando uma musica super aviadada ("Cu-cu-ru-cu-cuuuuu, Palooooma!!!").
Pois é cambada, se com uma historia dessas ja foi suficiente para impressionar a critica "cult" e os pseudos em geral, imagina o que aconteceria se a gente desse blog parasse para escrever um filme com um conteúdo bem dramático, como "Daniel, amazonenense-travesti-canibal" ou "Demetrius, um psicologo carente". A gente ganhava ouro em Cannes e Oscar de filme estrangeiro na lata! Ah sim, apesar de ser muito afetado e tresloucado para o meu gosto, Almodovar ja fez uns filmes bacanas, como Tudo sobre minha mãe e Mulheres a beira de um ataque de nervos. Mas isso é outra historia.

Reinaldo, o Bruto