quarta-feira, 27 de outubro de 2004

POST COMEMORATIVO

BULDOZER DOIS ANOS



É isso aí, pessoal. Dois anos atrás, em 27/10/2002, publiquei o primeiro texto desse blog. Grande merda, vocês pensam. É, eu também penso assim. Mas tem quem discorde:

De: Cida Abreu
Para: Leo Corbusier
Data: 26/10/2004 02:01
Assunto: Apresentação Cida no ENIL

Pessoal,

vou apresentar um trabalho sobre masculinidades em um congresso internacional na UnB e convido vocês para aparecerem por lá. Os textos analisados são do Leo Corbusier e o Allan Sieber. O resumo está aí embaixo:

COMUNICAÇÃO COORDENADA: LEGITIMAÇÃO E DESLEGITIMAÇÃO DE DISCURSOS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES.

Coordenadora: Maria Aparecida Silva de Abreu
Faculdades Integradas da União de Ensino Superior Certo – UNICERTO


LEGITIMAÇÃO E DESLEGITIMAÇÃO: MASCULINIDADE EM CONFLITO.

Maria Aparecida Silva de Abreu
Faculdades Integradas da União de Ensino Superior Certo – UNICERTO

Leo Corbusier é um blogueiro de Brasília e Allan Sieber, um quadrinhista de Porto Alegre (atualmente mora no Rio de Janeiro). O que os dois têm em comum? Um, nos posts (como são chamados os textos publicados em blogs), e outro, nos quadrinhos, buscam, de forma “bem” humorada, legitimar e deslegitimar discursos que envolvem o mundo masculino. Leo Corbusier delimita, em um teste de sexualidade, quatro tipos de identidades masculinas e Allan Sieber aponta para o que seriam, segundo ele, quatro níveis de metrossexualidade, além de outros tipos masculinos, decadentes, sem moral ou espiritualidade. Usando como pressupostos as noções de identidade e de legitimação da Análise do Discurso, esta investigação pretende mostrar, em textos destes autores, os conflitos existentes entre discursos pré-estabelecidos do que seja a masculinidade e outros discursos, cada vez mais patentes, que propõem um novo status de masculinidade para o homem contemporâneo (mais sensível, vaidoso, politicamente correto), além da aceitação, sem barreiras, do homossexualismo. Agindo em direção contrária a essa nova possível identidade masculina e àquela historicamente aceita, Leo Corbusier e Allan Sieber se posicionam: eles legitimam, de certo modo, um discurso machista e a representação que se tem de homossexuais, mas reivindicam para si uma identidade diferente da do machão violento, do homem muito arrumadinho (metrossexual) e do homossexual assumido. Como é pertinente a uma pesquisa de cunho bibliográfico, a metodologia, aqui, se faz basicamente pela leitura dos textos em questão e pela reflexão sobre eles à luz dos conceitos discursivos propostos.


=> Quando fui fazer o trabalho, a coisa mudou um pouco, mas é por aí. A apresentação será na quarta-feira, dia 27/10/2004, as 11h

(nota do post: não interessa onde, editei mesmo e foda-se)

Sei que todos trabalham, mas espero lá aqueles que puderem ir . Será uma honra tê-los como platéia.

Abraços,
Cida


Pelo visto, esse blog tá virando alguma coisa (não entro no mérito se coisa boa ou não, é claro). Naturalmente, eu fico feliz de ter meu nome escrito do lado do nome do Allan, embora esteja consciente que eu não chego nem perto do nível de sucesso e escrotidão do cara. E foi uma interessante coincidência essa apresentação calhar com o aniversário do blog, depois dessa nem falo mais nada.

Quem esperava, nesse post, saber mais sobre o blog e não contava com minha preguiça, clique aqui e leia o "post comemorativo" do ano passado, do primeiro aniversário do Buldozer. Ele explica direitim quem somos, a que viemos, e porque raios continuamos a tocar em frente essa merda.

Ah, sim: eis o link para o texto que a Cida comentou, o "Qual a sua sexualidade, cara?". Vacilei não colocando ele dentre os "Melhores Momentos Buldozer", esse é bacana mesmo. Mas tá valendo. Boa apresentação para ti, Cida, e feliz aniversário pra gente. Agora ao que interessa - as novidades que vão passar a agitar esse blog:

1) Já estão avançadas as negociações para que a Priscila passe a postar no Buldozer também. Quem já frequenta o Unsexme sabe que a menina é chumbo grosso, bem o perfil daqui. Manda bala, Priscila!


2) Não pensem que me esqueci da nova seção, Buldozer Tiras. Tava parada por conta da preguiça mesmo, mas aguardem. Em breve, além de novas aventuras do Yellow, novos e eletrizantes personagens surgirão, como o Mago Amazonense e o Bailarino Metro.